ATELIER . OFFICE
PROJECTOS . PROJECTS
CONTACTO . CONTACTS
NOVIDADES . NEWS 09.2014
 
HABITAÇÃO . HOUSING
EQUIPAMENTO . PUBLIC BUILDINGS
URBANISMO . URBAN PLANNING
INTERIORES . INTERIOR DESIGN
EFEMEROS . EPHEMERAL

| MORADIA RM |

 

Coordenação _GEBEPA

Arquitectura _AGUIAR MAIA Arquitectos

Especialidades _ ASPP Engenharia

Tipo _ Habitação

Fase _ em construção

Cliente _ Privado

Ano _ 2011 - |...|

ABC _ 500m2 |Obra Nova|

Localização _ Luanda. AO

Colaboradores _Francesco Stefanini . Diana Torres . Sofia Ferreira .

 

Moradia Unifamiliar Luanda - fundacoes

Memoria . Description


A possível falta de privacidade no interior da moradia devido à proximidade dos vizinhos conduziu à criação de um objecto que vive dele próprio, e do seu exterior. Partimos assim de um objecto regular que se fecha aos vizinhos. As aberturas são cuidadosamente estudadas de modo a garantir a privacidade e a intimidade próprias de uma habitação unifamiliar.

Esta condicionante visual resulta, também, num controle e condução de vistas desde o interior, evitando que as vistas da casa sejam para vizinhos, conduzindo o olhar para o oceano ou para o vazio espacial.

Porém mais do que aberturas propomos espaços, momentos de estar. Não são simples janelas ou portas, são arquitectura, são o vazio dentro do construído. São também um elemento fundamental para o controle da iluminação solar, já que são também uma barreira à entrada de luz directa.
A criação de vazios é intensificada pelos corpos superiores que se deslocam no plano horizontal criando sombra e abrigo.

O volume arquitectónico é agora uma peça onde a luz e a relação visual com exterior criam espaços, constroem momentos de estar, de vida. Os espaços de exterior entram no volume, desfragmentando-o, descompondo-o. Obtemos assim uma planta com cheios e vazios, onde o interior e o exterior se fundem e se complementam.

Paralelamente a sua implantação, em forma rectangular, é desfragmentada segundo os níveis pela qual é composta. O objecto sofre ligeiras torções, movimentos. Assume vida, cria vida.

Este movimento de deslocação liberta a peça arquitectónica, transmitindo-lhe leveza e simultaneamente espectacularidade. O movimento é regrado e controlado, dotando o objecto arquitectónico de elegância e simplicidade, em oposição ao movimento. Estes dois gestos, criação de vazios e construção de movimento, resultam numa peça arquitectónica rica em momentos espaciais, unitária, e com uma identidade forte.


Moradia Unifamiliar Luanda - Vista Aerea

Moradia Unifamiliar Luanda - Vista Acesso

Moradia Unifamiliar Luanda - Vista Acesso 02

Moradia Unifamiliar Luanda - Vista Jardim

Moradia Unifamiliar Luanda - Funcacoes 02

Moradia Unifamiliar Luanda - Obra Piscina

Moradia Unifamiliar Luanda - Obra Acesso

 

Moradia Unifamiliar Luanda - Planta Cobertura

 

voltar . back to top . UP

 

   
 

 

 



© 2008-2014 Aguiar Maia Arquitectos lda , all rights reserved.