ATELIER . OFFICE
PROJECTOS . PROJECTS
CONTACTO . CONTACTS
NOVIDADES . NEWS 09.2014
 
HABITAÇÃO . HOUSING
EQUIPAMENTO . PUBLIC BUILDINGS
URBANISMO . URBAN PLANNING
INTERIORES . INTERIOR DESIGN
EFEMEROS . EPHEMERAL

| REQ. PRAIA F. FOZ E BUARCOS |

 

 

Arquitectura _AGUIAR MAIA Arquitectos

Tipo _ Urbanismo

Fase _ Concurso . Finalista

Cliente _ CM Figueira da Foz

Ano _ Novembro 2011

Localização _ Figueira da Foz e Buarcos

Co-autor _Francesco Stefanini

Colaboradores _ Sofia Ferreira .

Diana Torres

 

 

Buarcos Vista Aerea 01

Memoria . Description


Como criar uma frente marítima que seja simultaneamente uma frente urbana? Esta foi a problemática que condicionou e conduziu as linhas mestras e originadoras da nossa proposta. Mais do que criar um espaço de passeio, pretende-se que esse mesmo espaço crie cidade, seja cidade.

A distância sentida entre o mar e a cidade, a separação criada e demasiado vincada entre estes dois elementos, origina a necessidade sentida de aproximar a praia das pessoas, de criar espaços que sejam capazes de receber e conter os seus transeuntes.

Identificou-se, como mestras, as linhas que marcam a cidade e que se destacam na sua hierarquia. A partir destas ruas / linhas estruturantes, criou-se o prolongamento da malha urbana existente. Propõe-se uma nova frente que se quebra e se desenvolve a partir das ruas da cidade.

Do desenho da malha urbana existente, da relação hierárquica do construído, da dimensão da área de intervenção, surgem 7 plataformas urbanas independentes. É através delas que ganhamos novo território urbano novo espaço público. Esta apropriação e o facto de que a mesma gera espaço e não percurso que conseguimos criar cidade, rejeitando a ideia linear e simples de um passeio.

É nas plataformas que se localizam os vários equipamentos de carácter singular que animam e caracterizam os vários espaços criados, e a totalidade do percurso. Associados aos vários equipamentos propostos interconectando-os e relacionando-os propomos uma sobreposição de vários percursos paralelos e coexistentes que se comunicam e relacionam os vários espaços da proposta.

Em contraponto e oposição à linha geométrica e quebrada que é criada pelas plataformas urbanas, propomos linhas sinuosas e curvilíneas que definem e delimitam a área de dunas, e que criam o passeio de comunicação longitudinal ao longo do areal.

Propõe-se a criação de um passeio curvilíneo ao nível da areia que permite a comunicação e continuidade física no sentido longitudinal da praia. Assim como a relação entre os vários apoios de praia.

Nos pontos de encontro com os percursos lineares criam-se momentos de inflexão com características de reunião e simultaneamente separação.


Buarcos Vista Aerea 02

Buarcos Vista Aerea Plataforma

Buarcos Vista Aerea 03

Buarcos Vista Plataforma

Buarcos Ortofoto

 

voltar . back to top . UP

 

   
 

 



© 2008-2014 Aguiar Maia Arquitectos lda , all rights reserved.