ATELIER . OFFICE
PROJECTOS . PROJECTS
CONTACTO . CONTACTS
NOVIDADES . NEWS 09.2014
 
HABITAÇÃO . HOUSING
EQUIPAMENTO . PUBLIC BUILDINGS
URBANISMO . URBAN PLANNING
INTERIORES . INTERIOR DESIGN
EFEMEROS . EPHEMERAL

| EDEL MANUEL CALDEIRA |

 

Coordenação _GEBEPA

Arquitectura _AGUIAR MAIA Arquitectos

Tipo _ Escritórios e Serviços

Fase _ concurso

Cliente _ EDEL

Ano _ 2013

ABC _ 60.000m2 |Obra Nova|

Localização _ Luanda. AO

Co-autores _ Raimundo Gomes .

Francesco Stefanini

 

complexo Maianga Luanda-Vista Aerea

Memoria . Description


A proposta arquitectónica centra-se na criação de um empreendimento com uma forte identidade arquitectónica, formando um conjunto de características excepcionais, transformando esta parte de cidade numa referência icónica.

Propomos um conjunto simples na sua implantação e nas relações que se criam entre edifícios. Pretende-se que se integre na cidade, mas simultaneamente que se destaque. Dada a sua dimensão, a Proposta centrou-se na definição de uma volumetria geometricamente elegante, onde a proporção do objecto não coloca em causa o conjunto do empreendimento.
Partiu-se assim de elementos simples mas com fachadas geometricamente escultóricas, originando objectos volumetricamente compostos, onde no próprio conjunto se estabelecem relações entre os seus diferentes volumes, e destes com o existente.

A proposta cresce com base numa arquitectura volumetricamente sólida, que recebe o programa em edifícios independentes e escalonados em altura para se adequar à escala do envolvente imediato e dos outros corpos propostos.

A fachada exterior exibe-se complementarmente como um sistema de sombreamento, um elemento arquitectónico e, simultaneamente parte integrante do sistema construtivo do edifício, sendo assim mais do que uma simples “pele”. Inspirados no símbolo máximo da energia, o relâmpago, que é simultaneamente o símbolo da empresa EDEL, reinterpretamo-lo, desconstruímo-lo e redesenhamo-lo aplicando às fachadas e aos volumes do complexo.

Este gesto simples mas cheio de energia aplica movimento e dinamismo aos edifícios, sendo o símbolo perfeito de uma empresa também ela dinâmica e em constante crescimento.

Procura-se que a linguagem arquitectónica do conjunto crie uma uniformidade coerente, no entanto o exterior não deve ser isento do seu interior, reflectindo por isso os diferentes usos.

O resultado será o desimpedimento das vistas sobre o horizonte de uma forma sensível às particularidades do clima e terreno e, projectando uma imagem de modernidade e de arrojo que se enquadra perfeitamente com o signo de desenvolvimento e capacidade que Luanda personifica.


 

complexo Maianga Luanda-Vista Geral

complexo Maianga Luanda-Vista Geral 3

voltar . back to top . UP

 

   
 

 

 

 

 

 



© 2008-2014 Aguiar Maia Arquitectos lda , all rights reserved.