Memoria . Description
Propomos manter a identidade da construção existente, reabilitando os espaços transformando a casa num elemento expositivo e ao simultaneamente dar resposta ao programa pedido.
A configuração exterior da construção existente é integralmente mantida. Já no interior, a reduzida dimensão das salas condiciona a montagem da exposição e a própria vivência dos espaços. Assim, propomos retirar algumas das paredes existentes no primeiro andar, criando um espaço mais fluído, mais dinâmico. Mas mantemos uma "impressão digital "do passado.
Na nova parcela, o novo edifício assume uma linguagem contemporânea, mas com claras referencias à arquitectura vernácula. Pequenos e grandes corpos, que são na realidade uma reinterpretação da casa tradicional (4 paredes e telhados a 4 águas), transformados e unidos entre si, formam um único elemento, uma única identidade. Convertendo-a em elementos receptáculos de arte. São como chaminés que procuram e deixam entrar a luz, a luz zenital. Uma luz indirecta que ilumina os espaços de um modo uniforme, devido à sua orientação para norte. São simultaneamente um elemento arquitectónico e uma ferramenta de arquitectura sustentável.
Propomos um conjunto edificado composto por dois elementos arquitectónicos que se completam e conjugam entre si. Mantemos a história respeitando e enaltecendo o edifício existente, criamos um novo corpo com uma linguagem arquitectónica contemporânea e simultaneamente tradicional. Propomos espaços ricos em luz, que contam histórias e se adaptam ao presente.
|