ATELIER . OFFICE
PROJECTOS . PROJECTS
CONTACTO . CONTACTS
NOVIDADES . NEWS 09.2014
 
HABITAÇÃO . HOUSING
EQUIPAMENTO . PUBLIC BUILDINGS
URBANISMO . URBAN PLANNING
INTERIORES . INTERIOR DESIGN
EFEMEROS . EPHEMERAL

| ACADEMIA BAI |

 

Coordenação _GEBEPA

Arquitectura _ AGUIAR MAIA Arquitectos

Especialidades _ ASPP Engenharia

Tipo _ Escritorios Serviços e Comercio

Fase _ Construido

Cliente _ NOVAINVEST

Ano _ 2010-2013

ABC _ 24.700m2

Localização _ Luanda. AO

Colaboradores _Francesco Stefanini .

Mariana Couto . Nelson Branco . Sofia Ferreira

Fotografia _ Andrea Bettencourt .

Kostadin Luchansky

 

 

Academia BAI Vista Exterior

Memoria . Description


Pretende-se com esta proposta valorizar o conjunto arquitectónico, integrando a arquitectura do Bloco C e do Bloco B (embasamento) na lógica do projecto existente – Bloco A. É ainda criada uma praça central – Praça BAI, rodeada pela edificação proposta, que visa conceber um espaço colectivo, unitário na sua globalidade, com uma forte componente paisagística, transformando-se num ponto de encontro dos utentes do complexo.

A análise das circunstâncias actuais permite, entender a envolvente e justificar as novas decisões projectuais. A sua implantação, que procura resolver o gaveto que as duas vias de comunicação principais existentes criaram, desenvolve-se na articulação de um volume de dois pisos, que faz toda a frente de rua a nascente e a sul, com um conjunto de 2 blocos de 6 pisos, que assenta sobre este, e se desenvolve para o interior do quarteirão, originando um esquema em “U”. Assim, a nascente (Corpo B) e a sul (Corpo A) desenvolvem-se as fachadas principais, com um carácter mais urbano e comercial.  A norte, e com acesso desde a fachada nascente, acede-se a uma galeria de distribuição para o edifício de escritórios (Corpo C).

Propõe-se a criação de criada uma métrica modular que alterna elementos de janela com elementos “cegos”. Esta métrica possibilita ainda a compartimentação do espaço interior, e absorve e esconde os elementos estruturais. Paralelamente, e mais uma vez visando a integração, foi dada uma continuidade visual à linha das varandas, criando um corpo unitário e uniforme. Essa uniformidade é conseguida pelos elementos construtivos – vigas contínuas   Consegue-se assim, um bloco de escritórios, com a mesma linguagem arquitectónica do Bloco A, mas adaptado e reflectindo ao seu uso interior. O esquema em forma de “U” do complexo, privilegia e destaca o elemento interior – a Praça.

Esta organiza-se segundo uma malha ortogonal com base nos limites e nos acessos do interior do complexo, que regula e delimita os espaços de características diferentes. Geometricamente a malha é quebrada por pavimentos circulares, que procuram romper a rigidez do complexo. São, assim, criados espaços com características distintas mas unitárias, facilmente apropriadas pelos diferentes tipos de utilização que se pretendem.


Academia BAI vista Exterior embasamento

Academia BAI praca Bloco C

Academia BAI Praca geral

Academia BAI Bloco Lojas

Academia BAI Detalhe Fachada Frente

Academia BAI Detalhe Fachada lateral

Academia BAI Corredor Interior

Academia BAI Espaco Multifuncional

voltar . back to top . UP

 

   
 

 

 

 

 

 



© 2008-2014 Aguiar Maia Arquitectos lda , all rights reserved.